terça-feira, 7 de maio de 2019

AS RELIGIÕES DO LIVRO - Um anexo



Tentativa de situar no espaço e no tempo

Toda a especulação acerca da influência das normas contidas na Bíblia carece de uma visão histórica e social das civilizações que se organizaram na zona que conhecemos como oriente próximo.

O homem, normalmente um animal gregário e com uma evolução social inicialmente de tipo recolector e caçador, e como tal pouco sedentário, na sua evolução descobriu o fogo, como o fazer e manter. A seguir domesticou alguns animais. Tornou-se pastor e agricultor, inicialmente transumante e depois sedentário. Uma evolução que careceu de tempo para se efectivar; milénios até. Durante esta fase evolutiva o cerebro humano teve muitas oportunidades para pensar, discorrer e tentar explicar algumas das situações estranhas com que se deparava, entre elas a morte. Mas não só. As mudanças do tempo, a periodicidade das estações não tardaram a ser observados e aguardados. Procurou nas estrelas, no voo dos pásaros, nos ventos, etc. as explicações para os factos.

As migrações dos animais. Os períodos de fertilidade das fêmeas. As doenças e epidemias. A influência notória das fases da lua. Os ventos, por vezes terríveis. Os cataclismos. As marés. Os períodos de seca extrema em contraste com as chuvas persistentes; etc. O homem foi-se deparando com assuntos que não conseguia explicar.

Esta situação não lhe era cômoda. Ele necessitava de encontrar uma entidade com quem se apoiar. O primeiro apoio veio com a figura do chamam, o bruxo, o feiticeiro em suma. Um indivíduo que sendo originário do seu grupo afirmava que mantinha diálogo com o oculto, fossem as aves, as águas, as árvores, o fogo ou até uma figura antropomórfica que o ajudasse a conseguir credibilidade. Daí surgiu o animismo. (1) Evoluiu para estructuras mais complexas e elaboradas, nas quais os membros mais habilitados adquiriram o estatuto de sacerdotes e visionários.

A área entre a costa mediterrânea, a poente, e o indostão a oriente, foi berço de várias religiões, muito antes do que (milénios) através da Grécia e do Egipto, a “cultura” chegasse à Europa ocidental. Destas civilizações, de Caldeus, Mesopotâmicos, etc. evoluíram as proto-religiões que originaram as que nos ocupamos neste tosco estudo.

Avançando: Todas as religiões têm em comum o serem engendradas pelo homem, todas afirmam terem sido reveladas; todas mentem! O intuito que os moveu foi o de explicar aquilo que não se entendia, e colocar mais outras dúvidas nas mentes que os escutavam. São tão “verdadeiras” umas como as outras todas, incluídos os fetiches dos povos mais selvagens, mais a sua evolução para as quiromantes, videntes, astrólogos e demais gananciosos.

(1) doutrina que atribui às coisas inanimadas uma alma análoga à alma humana

Sem comentários:

Enviar um comentário