sexta-feira, 21 de abril de 2023

DO QUE NOS ALERTAM OS DITADOS POPULARES

 A GROSSO MODO atrevo-se a classificar os anexins, também assim chamados os ditados prá-pulares, em dois grandes grupos: 

Os positivos, válidos em qualquer altura, mesmo com chuva e vento.

E os denunciadores, os malandrecos. Que, obviamente, são os mais apreciados  (não confundir com as GALERIAS, com  cujos patrões não tenho qualquer contrato, e nem sequer sou cliente...)

Na minha ,insignificante, biblioteca tenho alguns libros de recolha destas pérolas de sabedoria (também denominados ANEXINS e RIFÕES)  -palavrões que me induzem a imaginar, e não sinto a razão disso, a não ser que o som que chega aos nossos ouvidos quando os pronunciamos, nos induz a recuar a tempos «melhores«.

E corrente ouvir, ou memso dizer´, gratuitamente, mas com ares de sabedoria indiscutível , obviedades que todos nós referiros quando (imaginamos que) surge uma oportunidade que as justifique. E as oferecemos não só gratuitamente como incluímos um ar de sabedoria indiscutível.

É fácil, pertinente e indiscutível, afirmar, de boca cheia, que »isto ou aquilo» era muito melhor nos tempos passados. Mas se perderam-se algumas coisas, (e podem ser muitas) em compensação incorporamos muitíssimas, que na imensa maioria nem passavam pela cabeça de quem nos precedeu.

E aí coloco um anexim: O PASSADO DÁ SAUDADE, O PRESENTE DISSABORES E O FUTURO RECEIOS. Quevale muito, pouco ou nada dpendendo do espirito que carrega o leitor neste momento (solene?)

Não vem a propósito, mas não resisto a citar este outro rifão (sinónimos: adagio, proverbio, parémia (este não conhecia), axioma, brocardo (este tampouco), máxima, aforismo, ditado, dito, proloqio, bertoque (o que me fica mais peto é o BITOQUE), exemplo (nem estes três últimos. Muito se aprende com os dicionários!

Mais uma série que me surgiu ao folhear o Rifoneiro:

- O ladrão cuida que todos os são.

- O ladrão endinheirado nunca morre enforcado.

- Ladrão que anda com frade, ou o ladrão ou o ladrão grade. frade.

- Ladrão que não é apanhado, passa por honrado.

E vem a propósito (como podeis apreciar..) referir o que nos dizem acerca de MENTIR

- Mente mais o que dá pelo amor de Deus. 

- Mente que fede.

- Mente quem dá coma língua no dente.

- Mentir exige memória.

E com essa me despeço. 

Vá com a Graça de Deus (Que irás longe...mas morrerás!)

Conhecí uma GRAÇA, que não estava nada mal. apesar de sensaborona. Mas a +BENEDITA estava melhor, mesmo de molhar pão!






Sem comentários:

Enviar um comentário