quinta-feira, 26 de abril de 2018

CRÓNICAS DO VALE – Cap 41




Zé, da conversata entre o inspector e tu, deixando de lado os galhardetes e o repetirem o que já sabemos, aquilo que me ficou na ideia é o ele referir que tens um dossier aberto na Judiciária. E que é bem antigo. Que a polícia anda com os Maragato debaixo de olho desde muitos anos. E se me tranquilizasses um pouco? Não seria mau do todo. Sei que desejas eu estar a Leste dos teus assuntos, mas fazer de boneca de borracha não é bem do meu feitio.

Não fervas antes de tempo. Já te disse e repeti que o melhor, para ti, é saber pouco das minhas andanças. É uma questão de prudência e bom senso. Pouco a pouco irás conhecendo as linhas com que me coso e que aprendi do meu pai e do avô. E ouviste que eles não deixaram pontas soltas.

Acontece que eu tenho interesses muito variados. Sou mais aquilo que te disse em tempos: UM FACILITADOR. Ou seja, eu preparo encontros, abro caminhos, coloco as peças no tabuleiro e depois sou remunerado escrupulosamente, pois os meus “clientes” sabem que podem voltar a precisar de mim. Aqueles que decidem mijar fora do testo, como se diz na gíria, depressa descobrem que erraram.

Um exemplo. Com a minha rede de conhecimentos, que insisto teve início nos tempos da monarquia espanhola, sei de muitos projectos muito antes do que os que depois se mostrarão interessados. Se o tema meter terrenos, por exemplo, eu procura comprar ou dar sinal de compra antes que outro se decida. Se o projecto pifiar, então me encarrego de incitar outra entidade para que, no mesmo local, tome a dianteira ou oriente uma outra actividade. O que é preciso é não perder a iniciativa nem o rendimento que nos cabe.

Nunca saberás que eu tenha muitas propriedades rústicas, a não ser na periferia das cidades. E estas muitas já as herdei dos Maragatos já falecidos, que mostraram ter uma visão de futuro. Prédios e naves industriais são sempre investimentos de valor. Só preciso de ter calma e colocar umas dicas no mercado. Rendem sempre, e sem passar totalmente pelo fisco, mas sempre deixando um bom punhado de milho para os pombos. Só quem insiste em ter a totalidade no seu bolso é que se encontra com que os bolsos rompem.

Imagino que não ficaste totalmente esclarecida, e nada satisfeita. Prometo que não tardarei em te contar um caso concreto. Isto é como o comandar uma nau. Temos que manter os olhos sempre abertos, pesquisar além do horizonte e ter uma tripulação (deves ler uma equipa de colaboradores) satisfeita e fiel. Sem um apoio forte mesmo ao pé, e na retaguarda, um capitão não se aguenta. Tem que se antecipar aos temporais.

E o perigoso da situação com estas mortes perto de casa é que pode ser uma táctica de um concorrente. De algum que me quer tirar o lugar. Por existir esta possibilidade é que tenho estado em contactos, muito discretos, com pessoas de confiança, uns da alta roda e outros da malandragem. No intuito de não os deixar avançar demasiado, a todos eles deixei, dito em entrelinhas, que se encontrar um traidor não aparecerá nos meus terrenos, que do lado do Buçaco ou mesmo na Serra de Montesinho, sem descartar o Gerês, existem lindos e tranquilos lugares onde e pode descansar.

Entretanto estou mexendo os cordelinhos para me adiantar à PJ, pois se eles tem acesso à Interpol, também pecam de lutas intestinas entre as diversas forças. É a diferença entre uma estrutura com uma só cabeça e o esquema oficial, com muitos departamento estanques e muita gente a querer ser o maior. Veremos quem chega lá primeiro. Não quero uma medalha, só quero parar estes atrevidos. Que vão chatear aos espanhóis, ou aos franceses e italianos. Por cá eles confiam na lenda de que somos moles, que sofremos dos brandos costumes. Tal vez se enganem. Não seria a primeira vez que levavam nos cornos.

E agora, mesmo que vigiado, acompanho-te até Aveiro e dali darei uma saltada ao Porto. Passarei a recolher-te no salão ou noutro sitio que me indiques, antes de ir jantar a casa. Portanto, terás que falar com a Idalina para que prepare uma sopinha caseira e qualquer coisa leve, que demasiadas calorias já enfardamos nestes dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário