domingo, 9 de setembro de 2018

CRÓNICAS DO VALE - cap. 66




Luísa vai ao ginecologista

Boa tarde Doutor. Agradeço que me tenha atendido sem ter pedido uma marcação prévia. Mas carecia da sua opinião profissional.

E de que se queixa a Senhora Luísa Maragato, que como seja que a sigo, profissionalmente, durante bastantes anos e sei que, felizmente, é uma paciente sem grandes problemas, merece ser atendida quanto antes. Não é uma questão de passar à frente, mas sim de desejar poder fazer um diagnóstico rápido e tranquilizador. Diga pois da sua preocupação.

Tenho a impressão e os tests de compra livre confirmam, que estou de esperanças, ou mais claramente que engravidei, sem ser por obra e graça do Espírito Santo.

Faça o favor de se deitar. Pode ficar com a roupa de baixo, se assim desejar. Pois só pretendo apalpar este abdómen. Está um pouco dilatado. Quanto tempo pensa que está com falta do periodo?

Umas seis semanas a partir do último fluxo. E habitualmente sou muito certa, com os antigos relógios suíços.

O melhor é fazer uma ecografia simples, daquelas que nos mostram se é menino ou menina. A minha enfermeira a acompanhará. Ora, vejamos o que o bisbilhoteiro interno nos diz. Para já, não está de facto grávida de verdade, mas o meu diagnóstico é que deve ter uma falsa gravidez, uns sintomas provocados por uma tensão psíquica intensa ou algum problema fisiológico que teremos que pesquisar. Pode descer e vestir-se, se faz favor.

Doutor, tem a certeza do que me disse. Posso estar tranquila acerca desta gravidez, que não vinha muito a calhar, mas que teriamos que assumir por uma questão de respeito à vida indefesa?

Para já terei que lhe tirar sangue e pedir que nos facilite a urina agora e outra de manhâ em jejum. Só para despistar e poder identificar, caso ecxista, o problema que devemos tratar. Por hoje, além da amostra de sangue, lhe darei uns comprimidos. Estes três, para que tome um logo hoje ao deitar, outro ao pequeno almoço e o terceiro novamente à hora da deita.

A enfermeira vai tirar o sangue. É uma artista nisso; e, não esqueça de nos trazer a urina da noite. E, recomendo, amigávelmente, que fique tranquila. Verá que isto fica novamente regularizado.


Não me sinto descansada. Desta história das gravidezes imaginadas já ouvi falar, mas pensei que era moléstia de freiras e outras pessoas atreitas a ficar histéricas. Tenho que procurar o que dizem na Internet sobre as falsas gravidezes. Mas tampouco me parece que tudo o que escrevem ali seja merecedor de crédito às cegas.

No noticiário da rádio do carro dizem que já escolheram o novo presidente do Sporting. Não faço ideia de quem é esta personagem; mas este clube, desportivo (?), tem andado numa rebaldaria excessíva. Não sou adepta de nenhum clube, mas dos nomes que se apresentaram havia um que, de imediato, eu riscaria. Era aquele do clâ dos Espírito-Santo que carrega um apelido italiano. Não me inspira a mínima confiança. De qualquer modo este mundo da bola é atrito a sujeiras, se acreditarmos nas notícias dos jornais especializados, e dos outros, que também lhes interessa chafurdar neste campo pois sabem que vende papel, e não há publicação que se aguente sem um volume de vendas já não digo bom, mas razoável. Para já, dos três grandes aparecem sempre comentários, notícias falsas ou propositadamente inchadas, para satisfazer todos os fanáticos.

Pararei em Aveiro e depois na Vila para dar uma olhadela de patroa, sem avisar, arriscando-me a encontrar surpresas pouco agradáveis. Não tenho a intenção de espiolhar; só quase que cumprimentar e olhar nas entre-linhas. E depois CASA, que quero tranquilizar a mente.

Ao Zé só lhe contarei o que se conversou, ou quase exclusivamente ouvi, da amiga Diana. Não houve surpresas. Mas é lamentável confirmar as nossas suspeitas, concretamente que os tais poderes ocultos existem e tem muita força.




Sem comentários:

Enviar um comentário