domingo, 15 de março de 2020

VIVÊNCIAS - Não se encontram máscaras médicas


VIVÊNCIAS

Dada a falta no mercado, tem que se reciclar.

As notícias emanadas nos meios de comunicação e nas redes de pesca
costeira, digamos artesanal para entenderem melhor, onde insistem
em que não se encontram máscaras de protecção disponíveis, não só
no mercado em geral como inclusive (guardem esta palavra para os
passatempos de palavras, e para botar figura...) nos hospitais, clínicas e
locais de “abortagem” clandestina. Um “prigo” na saúde pública (mas
não na privada, onde as coisas fiam mais fino e com boas contas).


Preocupado com a degradação do planeta, e “propensico” pela reciclagem, vou dar, GRATUITAMENTE, as orientações para poder subsanar (outra a guardar) este problema:

COMO PREPARAR UMA MASCARILHA PROTECTORA, CASEIRA.

Materiais necessários:

  • Um soutien de copa pré-formatada, de tamanho que possa receber a sua nápia.
  • Um rolo de papel higiénico macio, de duas folhas.
  • 1,5 metros de elástico de costureira.
  • Um bico furador
  • Um tubinho de cola rápida celulósica, transparente.
  • NOTA: o soutien pode ser surripiado da gaveta das roupinhas de sua mulher ou companheira. Antes de o dispor para a preparação da máscara convèm que coloque uma das copas na sua cara para comprovar que a sua penca cabe sem deixar espaço livre à volta; aspire (não fique excitado com o cheiro a fêmea. Não é o momento adequado).
  • A escolha desta peça está à sua decisão. Se prefere descrição opte pelo branco e sem enfeites; se gosta de dar nas vistas procure o mais apelativo (mas não aconselho os estampados à leopardo)
Para os dois elásticos, que devem medir coisa de 60 cm cada, pode tentar aproveitar os de algumas cuecas da companheira. As que menos lhe agradam, porque não excitam! Por exemplo, as de gola alta, que usa naqueles dias de pousio.

Procedimento:

  • Separe as duas copas, recortando as tiras de colocação no corpo.
  • Com a ajuda do furador, tipo picador de gelo, faça uma série de furos na copa. Afastados entre si de cerca de um centímetro, e localizados dentro de um perímetro que vá desde o topo da copa até uns 2 cm da orla que vai encaixar na sua face.
  • Forre o interior da copa com uma folha de papel higiénico macio e pouco encorpado (daquela quantidade ENORME que comprou) Com a ajuda duns pingos de cola, procurando que o papel se adapte à concavidade, sem interferir com a sua tromba. Não se preocupe se o papel não ficar totalmente liso, mas com algumas rugas; não é para ser exposto num museu.
  • Com o auxilio do já utilizado furador faça dois furos nos dois laterais da máscara (4 furos!) afastados entre si de3 cm, pouco mais ou menos, e perto da ourela da copa.

Colocação dos elásticos de suporte.
Este é o momento mais importante nesta preparação. Como certamente já viram, quem se protege com uma máscara traz um elástico que vai dos furos inferiores ao pescoço, com uma tensão que não magoe mas que garanta o isolamento da aspiração. A outra fita, elástica de fixação deve ir dos dois furos laterais superiores e unir, com a tensão adequada, a máscara à parte traseira da cabeça; a zona onde até os carecas tem cabelo.

Sendo estas duas fixações de importância capital (do reino fantástico), antes de as fixar com linha e agulha, convêm experimentar com nós e estar cientes de cumprirem a sua função.

E JÁ ESTÁ FEITA A MÁSCARA PROTECTORA, DEPOIS DE UNS MINUTOS DE TRABALHOS “MANUEIS”.

Como tem outra copa disponível a pode oferecer à sua parceira, para compensar o ter abafado aquele soutien tão estimado, ou ficar como reserva pessoal e intransmissível.

Sem comentários:

Enviar um comentário