sábado, 19 de janeiro de 2019

É OBRIGATÓRIO DEIXAR UMA PEGADA ?




Recordo, mas não letra a letra, uma máxima que diz qualquer coisa como : Na vida temos que fazer três coisas, ter um filho, plantar uma árvore e escrever um livro.

Não garanto que fosse exactamente assim, mas o espírito da coisa seria este. Afirmo que cumpri as duas primeiras exigências. Quanto à terceira fiquei-me no manuscrito (a bem dizer numa gravação num disco de memória), e não tratei de editar porque a sensatez me esclareceu de que o tema não era para atrair muitos compradores e fazer uma edição paga pelo autor, e ficar com uma pilha de exemplares em casa...

Deixarei três filhos, um deles mulher e o único descendente que nos deu a alegria de nos proporcionar o aceso a uma segunda geração. Quanto a plantar árvore, já comprei e plantei muitas. Algumas foram sacrificadas mais tarde por não corresponderem ao que se esperava.

Além destes capítulos, conseguidos nem que seja parcialmente, não me sinto totalmente realizado no balanço da minha estadia neste mundo.

Fui criativo, sempre num patamar de amador, diletante. Consegui ter um rendimento económico aceitável com algumas das minhas iniciativas, mas naquilo que mais me interessava, que seria o deixar algumas boas memórias, nomeadamente em mentes que não se sentissem pressionadas para me satisfazer, nisso aceito que fui um desastre.

E o mais triste é que não posso descarregar para outrem este peso que me esmaga. Nós, cada um de nós, individualmente, é que tivemos a possibilidade de optar em muitas situações. O somatório das escolhas erradas creio que, tal como tempo, não se pode neutralizar e muito menos começar de novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário