segunda-feira, 23 de julho de 2018

CRÓNICAS DO VALE . Cap. 29




- Bem chegado Amigo Medeiros, também Presidente, mesmo que em certas ocasiões prefira deixar o estatuto de lado. É possível que, nem que fosse de vista ou de falatório, já conhecesse a minha actual esposa, depois de tantos anos de viuvez. Chama-se ISABEL Figueiredo, filha de um dos primeiros mortos no Ultramar do século XX, concretamente em Timor. Empresária e agora esposa.

Para ir até o restaurante que me disse recomendar podemos marchar a pé ou é melhor entrar num carro?

- Esta Vila não é das maiores e o local fica aqui no centro, de forma que andaremos e pelo caminho, que será curto, poderemos falar. Se não estou enganado a Dona Isabel tem um Salão de Beleza aqui na Vila, onde a minha mulher é cliente, com total agrado, segundo afirma (desta vez não se trata do Pereira) e que me deu as melhores referências tanto no trato pessoal como nos cuidados profissionais. Hoje não me acompanhou porque lhe insinuei que o jantar era quase que oficial, mas, precavida e desconfiada como são todas as mulheres, especialmente as esposas, deve ter cheirado que a Dona Isabel estaria presente. Não me pareceu melindrada, e até me encarregou de que, em caso de se confirmar esta companhia, lhe transmitisse os seus mais amáveis cumprimentos.

    - Senhor Presidente, cá a Luísa pede que desculpe, Senhor Medeiros -ainda não me compenetrei de que devo prescindir, em privado evidentemente, do tratamento oficial- Mas quero deixar constância de que estou totalmente inocente deste crime, pois que afastar a sua esposa de um jantar entre amigos é mesmo um crime. Quando chegar a casa vai levar tau-tau! E já agora, se não se importa, qual é o seu nome caseiro, o de iniciar a assinatura?
    - Óscar, um nome histórico, que o meu pai foi buscar ao tio que o meteu no seminário, de onde se escapou enquanto viu uma porta aberta. E a porta foi ter deitado o olho à minha futura mãe. E segundo ela mesma me contou, ao ver alto e bonitão, mesmo com as vestes do seminário, que eram as mesmas dos agora estudantes de Coimbra, decidiu que merecia um sorriso de incitamento. E cá estou eu para confirmar.
    E já chegamos ao cantinho donde gosto de petiscar. Façam o favor de entrar.
- Pois eu, que também tenho almoçado aqui, e até jantado, não tenho memória de ter coincidido consigo. A partir de hoje já não poderei dizer que não partilhamos nada. Não me olhe desconfiado. é uma piadinha do mais angelical. Nem os tais seminaristas perdiam tempo com uma graçola destas, sem graça como é evidente.

Já que entramos e viemos para jantar, atendendo a que nós, os homens, não somos crianças e as digestões pesadas se pagam caras, com azia e insónias, sugiro que escolhemos pratos simples, frugais ou por aí perto. Veremos o que nos sugere a Cozinheira e Dona, que se recordo chama-se Gertrudes.

- Boa noite Dona Isabel e estimados senhores acompanhantes. Aparecem com muito apetite ou preferem alguma especialidade caseira que não lhes tire o sono?

- A Gertrudes adivinhou exactamente aquilo que os três comentávamos agora mesmo. Nem vale a pena ler a ementa do dia, caso fosse válida para o jantar-ceia. Diga o que nos propõe, se faz a fineza de nos orientar.

- Pois bem. Tenho umas trutas de rio bravo, que com uns grelos cozidos levemente, mas tenros como bebés, dão uma boa entrada. Depois posso preparar uns pratinhos, estilo tapas espanholas, mas bem servidas, com pipís bem temperados, lascas de lombo de porco preto grelhadas e com rodelas de batata doce, carapaus frescos em escabeche, e até uns ovos mexidos com espargos bravios. Creio que é bastante onde escolher, de modo que se há alguma coisa que não apetece ou querem sugerir algum prato que sabem eu faço bem, peço que, em confiança, digam.

- Da minha parte, e sem saber o que preferem os outros, dispensava os pipís e trocava por umas lascas de bacalhau, do alto, bem desalgado e temperado com vinagre de maçã, colorau doce e pimenta preta. Mas o quê dizem os membros do recente casal, já de papel passado? Isabel, pronuncie-se, s.f.f.

- Pois até estou em acordo com o deixar os pipís para uma petisqueira de vinho tinto, com caracóis e búzios, que são primos direitos uns dos outros. E se posso opinar, além de água fresca sem gás, uma garrafa de verde branco, do nosso ribeiro de Monção, creio que daria o complemento correcto.

- E não conseguem entrar com uma malga pequena de caldo verde, enquanto esperam? Foi feito agora mesmo; não são sobras do almoço.

- Tá certo, a Dona Gertrudes é que sabe. Ah! E pode servir os pratos consoante ficarem prontos, pois cá daremos conta de tudo.


Sem comentários:

Enviar um comentário