domingo, 26 de julho de 2020

MEDITAÇÕES - Não é provável



Só existem vírus malignos?

Todos os vírus que existem, e que se diz estão em constante mutação, são perigosos para a sobrevivência da humanidade? Se assim fosse não se entende como ainda existimos, pois quando ficássemos imunes a um estariam miríades de outros aguardando a sua oportunidade de nos liquidar.

Assim sendo e após exprimir as minhas meninges -que nem sequer são das de primeiro nível, mais propriamente de uma passagem de nível sem guarda- cheguei à conclusão, possivelmente errada, de ser impossível que toda a imensa população de vírus tenha como propósito de primeira ordem o nos eliminar da face do planeta. Seria uma velhacaria inconcebível. E mais sabendo que o homem, mais mulher e anexos, anda por este planeta desde bastantes milhares de anos.

Uma singela dedução baseada nos ensinamentos dos livros sagrados, sem contraditório aceite, e sem referir outras crenças que sempre incluem o bem e o mal, em contraponto, considerando que tal como o dia e a noite não podem existir um sem o outro, chega-se inevitavelmente à conclusão de que devem existir também alguns vírus bons, e ainda outros assim-assim.

Mas esta especulações de filosofia barata, Não basta para dar um valor académico à minha afirmação. Era imprescindível conseguir um testemunho laboratorial credível. E neste propósito decidi empreender os estudos, tanto bibliográficos como através dos meios de consulta que a informática nos oferece, no intuito de conseguir um aparelho, de custo acessível, e com este recurso poder visualizar uma boa quantidade de vírus de diferentes estirpes, inclusive o fotografar para dar fé do que estava decidido a dar ao mundo.

O mircoscóspio óptico já verifiquei, logo de início, que não chegava no seu poder de ressolução para visualizar estes corpos, que afirmam nem sequer serem bichos. Taxativamente são ambíguos, nem carne nem peixe. Antes pelo contrário (?. devem ser da oposição “soft”)

As possibilidades de adquirir um mircorscóspico electrónico, em segunda ou terceira mão, através do portal dos saldos e-bay foi desconsolador. O que apareceu eram trastes da idade da pedra, que o máximo que podiam mostrar era uma pulga. Nem uma amiba era observável. Mas não desanimei! Tinha que dobrar todos os cabos e furriéis que me aparecessem pela frente. O meu treino nos comandos era mais do que suficiente para me oferecer um grau de auto-estima e confiança superior à dos meninos das Js.

Com latas de refresco e de laca, que recolhi no lixo da cabeleireira do lado, além das peças do meccano que ainda resistiam numa estante dos objectos esquecidos, lentes de óculos já desactualizados, e mais os fundos das garrafas de vidro, cuja reconhecida potência as torna responsáveis de inumeráveis incêndios florestais, fui montando uma aparelhagem excelente, que não só me possibilitou espreitar a vida íntima dos vírus como até das suas lutas intestinas entre fações rivais. Conflitos sem quartel, onde os vencedores absorvem, ou mais simplesmente engolem, aqueles que caem sob as suas armas. Habitualmente atacam com saliências do tipo ventosa e dardos pontiagudos, sem esquecer as bocas absorventes que abrem quando chega o momento da abordagem. Umas batalhas terríveis, como já previa.

O que esta observação, inédita ou pelo menos não disseminada nos meios académicos até à data (1) é, a meu critério, de importância capital, e por isso dediquei-me, com alma-naque e coração ao alto a redigir um artigo que, mal esteja pronto, o que demorará poucos Dias&Dias A. Boavida, enviarei -por correio azul turquesa e registado- para uma longa lista que já preparei de publicações científicas de alto gabarito, entre elas o Correio da Manha e o Jornal do Fundão. Cada um no seu género.

Estou em vias de procurar saber se, para me apresentar em Estocolmo, me sai mais em conta alugar no Paiva um conjunto de casaca, calças riscadas, faixa de cetim, e até roupa interior a condizer, ou tentar outra vez no tal e-bay. Em última hipótese teria que pedir emprestada a fatiota a um assíduo expectador do São Carlos Borromeu, que conheci em tempos e que encontro com certa frequência nas críticas da alta costura musical. Está fora das minhas capacidades financeiras o mandar fazer a um alfaiate habilitado, dado o meu alheamento absoluto dos meios políticos e económicos que dominam o País.
  1. Os investigadores, e académicos em geral,são muito ciosos das suas descobertas, além de invejosos e sem preconceitos quanto ao plagio.
á

Sem comentários:

Enviar um comentário