quinta-feira, 14 de novembro de 2019

MEDITAÇÕES – Frases célebres II




Dias antes referi um par de frases de uso corrente (alterna ou contínua, se bem que estas empregadas mudaram de nome e devem ser agora qualquer coisa como auxiliares de educação não tituladas) E como se diz normalmente: “por falta de esquecimento”, -que lendo bem corresponde a estar na memória activa- ficou na despensa esperando que a minha massa cerebral, em acentuado processo de degradação, se dignasse colocar à minha disposição imediata.

E a ocasião chegou !!! FINALMENTE. Nem sabem, a alegria que me invade neste momento solene. E isso parqué? Pergunto eu em vosso nome. Pois pelo motivo de que levo décadas, muitas mesmo, batalhando, ingloriamente, com uma frase que considero estar muito mal redigida, ou, pelo menos, que carrega uma grafia e vocalização errada. Que induz a uma desorientação na visão estereoscópico do nosso corpo humano, ou humana se for uma fémina.

E A FRASE EM QUESTÃO É !!!! tacham, tacham

Com as mãos atrás das costas.

Mesmo dando muitas voltas no meu eixo vertical, como um cão que quer morder a sua cauda porque alguma coisa lhe pica. Admitindo que quem deu esta ordem pretendia que se colocassem as mãos junto do nalguedo, com o propósito de as enfeitar e unir, com umas pulseiras de segurança, com chave, conhecidas como algemas. Como digo, e insisto, o que ordenam não coincide, minimamente, com o que é mandado.

A frase correcta seria: Com as mãos atrás, nas costas ou simplificando: Com as mãos atrás !

Eu sei, reconheço, que a minha observação é desentendida pelo costume da linguagem vulgar. E sei que sou um picuinhas embirrante ao pretender que se dissesse correctamente. Até podem afirmar, faltando à verdade, que sou eu que tenho um problema de audição, confundindo o que dizem NAS, com o que imagino DAS.

Tentem pronunciar a ordem tal como vos sai da memória!



Sem comentários:

Enviar um comentário