sábado, 13 de março de 2021

MEDITAÇÕES – Nada de confusões

 

ARTESÃO E ARTISTA NÃO É A MESMA COISA

Um tema sobre o qual posso dar um testemunho pessoal. 

Sem me envergonhar nem envaidecer, pois sou consciente de que não ultrapassei o patamar de um artesão, apesar de durante algumas décadas consegui governar a economia familiar e assim tornar-me, segundo a classificação oficial, um profissional. Grau, não académico, que reconheço não teria alcançado sem a preciosa ajuda da minha mulher. Nunca frequentei uma escola de arte ou uma oficina-escola ou aprendiz da especialidade que escolhi para o meu futuro profissional.

Mas... para ser totalmente honesto confesso que consegui recolher um vasta biblioteca onde procurar ajuda nos problemas que, por ignorância prévia, tive que resolver. Além disso, tive a oportunidade, e sorte, de encontrar profissionais que, graciosamente, se prestaram a me orientar sobre alguns dos múltiplos pontos negros que encontrei no meu caminho. Daí que não posso afirmar que seja totalmente autodidata.

Apesar de ter atingido um certo renome com algumas das minhas criações, continuo a admitir -sem vergonha- que, por não ter um diploma de escola, que me de o aval como artista em potência -sem garantia de alguma vez chegar ao pódio- não me posso, honestamente, qualificar além do nível de artesão.

Hoje, já reformado da profissão individual -sempre com a preciosa ajuda da minha mulher- e após ter desactivado totalmente, oferecendo, gratuitamente, todo o equipamento da oficina de cerâmica artística e utilitária, dedico os meus tempos livres -que são todos- a “sujar telas”, com o recurso às novas tintas acrílicas, que facilitam muito a tarefa, para quem, repito, nunca teve outro apoio do que os livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário