terça-feira, 11 de abril de 2023

OS TEMPOS MUDAM E AS CRENCAS TAMBEM

 SEMANA SANTA E PASCOA

As mudanças sociais tem sido, e continuarão a ser, muito mais profundas do que uma simples cosmética.  Mesmo que aceitando que não fizemos um inquérito amplo entre a cidadania que nos rodeia mas procurando nas (gavetas) mentais que a provecta idade nos facilita, sem dúvida é NOTÓRIO que os costumes alteraram se, e muito, nos dºecadas que nos precederán.

De imediato e sem valores estatísticos que me avalen, tenho a impressao de que o peso das regras que a Igreja tinha imposto ao longo dos séculos, foi perdendo intensidade. O audiovisual ocupou o primeiro influenciador, ou educador se quisermos, da população em geral. Para um simples observador e ineludivel que as pronuncias locais ficaram practicamente desaparecidas. E os costumes populares de cariz religioso ficaram reduzidos )sem querer ofender ninguém) ao que, em verdade, sempre foram, simples espectáculo, manipulação do pensamento dos mais simples, se crédulos, e beneficio económico da própria Igreja, e seus sequazes, dada a possibilidade de controlar as mentes referindo  enevoadas benesses ou terríveis castigos a que ficariam sujeitos os tais simples mortais. Quanto mais SIMPLES e labregos mentais,  melhor!

Ao perder o respeito cego que os adictos mais dependente dos temores que, tal como os avisavam insistentemente aguardan os crentes na sua anunciada vida eterna, aqueles que saltaram a barreira da credulidade, ficaram somente agarrados aos agradaveis costumes ligados a festa de convivio e empanturramento.

Inclusive a antes respeitada visita pascal aos padrinhos, seguido por ªgregos  e troianosª, devido por um lado a opcao de um simples registro civil )abdicando do baptismo canónico) e por outro, aindia mais pragmático, pelo facto de que, em funcao da mobilidade das gentes, raramente os padrinhos estao ªparedes meiasª com a sua casa.




Sem comentários:

Enviar um comentário