quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

UM VIVEIRO DE GENTE COM VALOR 


DESTA VEZ NÃO RESISTO


Já me rói na cabeça, desde anos até, um pensamento que pode ser desagradável para os meus leitores. Mesmo admitindo que não chegam a ser meia dúzia, mas admito, sinceramente, que tem direito a serem respeitados.

Há minutos vi, no noticiário da TV, uma reportagem acerca de uma reunião de representantes dos membros da ONU, principalmente orientada (mais uma vez, sem que se sintam reflexos positivos) aos problemas causados pelas combustões, tanto industriais como “selvagens”, nomeadamente ligadas ao aumento da temperatura global da atmosfera planetária.

Estranhei não surgir a imagem, sempre recorrente, do “nosso” apóstolo, digamos mesmo agindo como sacristão ou diácono. O “nosso” Engenheiro GUTERRES. Mas sabia que, a sua entrada no filme estaria iminente, pois se há coisa que lhe agrade é o dar sermões perante as câmaras. Mas já estamos cientes de que a opção de pregar no topo de um monte, não o satisfaz. Ele quer ter uma audiência garantida. Não demorará a que consiga espraiar as sua correcta oratória num areópago de alto nível. Os seus promotores (a falta de pior e mais estéril ou improfícuo) não tardarão a lhe dar novas oportunidades para exibir a sua nulidade. Qualquer dia o veremos pregar aos peixes numa aquacultura de robalos e douradas.

Porém esta catilinária, infelizmente, não se pode ver como um caso “único e nunca visto”. Outros “ilustres lusitanos”, que depois de falharem nos seus propósitos na governação do País (será que de facto tinham, estes pretensos propósitos?) Ou que de todo a lista de capítulos importantes que traziam ao jurar o cumprimento dos seus deveres (admito que fizeram figas enquanto juravam) os únicos capítulos que cumpriram foram o de continuar a obedecer e favorecer as “forças nada ocultas” e colocar em lugares bem remunerados, (que não implicavam nem capacidade nem o ter que trabalhar para o País) os elementos da longa lista de apaniguados e compromissos que, desde antes do início, já traziam às costas.

Esta lenga-lenga, mais azeda do que deveria ser necessário, surgiu por ter visto, não sei onde, que já se previa a transferência do actual Primeiro Ministro, Costa por sinal, para um lugar de relevo internacional. Pelo menos no âmbito europeu. E, eu, simples e obscuro cidadão, não duvida de que, sem demora, o colocarão num pedestal, sem qualquer responsabilidade efectiva. Mais um.

Portugal cria e oferece muitas personagens importantes...?????


1 comentário:

  1. EU sou o último macaco na longa lista de comentadores potenciais e capacitados pardefender as ideias que provávelmente estão presentes na mente dos »numerosíssimos« seguidores deste espaço (suponho eu, a caminho de Vizeu)
    A propósito, ou a despropósito, e sem valores numéricos confiáveis que avaelm o que vou dizer, ou escrever, admito que existem bastantes leitores que seguem este espaço comum, mas seja qual for o quantitativo de leem o que é evidente é que o escrever, o #dar a cara# ou seja, assinar com o nome real, não é atitude que se tome de #ánimo leve#. Será que esta é uma das heranças que mantemos com respeitinho (que é muito bonito. Dizem...) do tempo em que era perigoso dar opiniões.
    A meu ver e experiência, estes receios de possível repressão, eram mais ao nível dos atavismos do que reflexo de uma extensa e eficaz opressão.

    ResponderEliminar